Início>Roteirização de VT como vantagem competitiva para o RH

Roteirização de VT como vantagem competitiva para o RH

Criado em: 29 de agosto de 2022Atualizado em: 29 de agosto de 2022Categorias: Recursos humanos, Vale-Transporte8 min de leitura

Você já parou para pensar por que os gestores de RH das maiores empresas do Brasil utilizam a roteirização de Vale-Transporte? Obviamente, a resposta não está relacionada a apenas um motivo específico. Porém, o conjunto de todas elas giram em torno de um único conceito: Os executivos de alta performance entendem essa tecnologia como um elemento que proporciona vantagem competitiva para o departamento e para a empresa.

Todos eles sabem que a visão estratégica e a capacidade de relacionar soluções inovadoras com o dia a dia de trabalho são componentes fundamentais para o profissional do futuro e é isso que irá contribuir, de fato, com o crescimento da organização.

Neste artigo, mostraremos os benefícios da roteirização de VT e como seu time de RH pode aproveitar essa tecnologia.

O que é roteirização de VT?

A roteirização de Vale-Transporte é uma tecnologia que busca encontrar a melhor rota para que o colaborador se desloque da sua casa até o trabalho e vice-versa.

A plataforma de roteirização realiza uma análise detalhada de mapas, itinerários, integrações e baldeações do transporte público e, com base em parâmetros pré-estabelecidos, apresenta a melhor opção de deslocamento para o colaborador com o melhor custo-benefício.

Vantagens da roteirização de Vale-Transporte para a empresa

O Vale-Transporte é uma das maiores despesas do departamento de Recursos Humanos e um dos benefícios com maior impacto na rotina dos colaboradores. Por isso, os gestores de alta performance estão sempre buscando soluções inovadoras para otimizar este recurso e tornar o processo de gestão do VT mais eficiente.

Ao implementar uma plataforma de roteirização de VT, a empresa colhe frutos imediatos e também estabelece uma dinâmica que gera excelentes resultados a médio e longo prazo. Dentre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:

Adequação dos custos com o Vale-Transporte – Geralmente, um dos efeitos imediatos da roteirização é a adequação dos custos com o Vale-Transporte. Com uma rota mais eficiente e uma visão detalhada sobre as particularidades da malha pública, como por exemplo, tarifas, linhas e possibilidades de integração, o custo com o benefício tende a ter uma diminuição média de 23%. Ou seja, além das vantagens relacionadas ao processo, que veremos logo adiante, a tecnologia também faz muito sentido do ponto de vista financeiro.

Padronização do processo – Outra grande vantagem que a área de Recursos Humanos obtém com a implementação de uma plataforma de roteirização de VT é a construção de um processo de gestão mais eficiente. Ainda nos dias de hoje, a utilização de formulários impressos e planilhas para gerenciar o Vale-Transporte é muito grande e isso não colabora com a busca pela eficiência e assertividade. Nossa PSS – Plataforma de Serviços Sat (a nossa plataforma de roteirização), por exemplo, oferece um sistema totalmente online e um aplicativo para os colaboradores. Desta forma, a gestão do benefício se torna mais eficaz e a empresa ganha mais transparência para administrar o benefício.

Mais previsibilidade para gerenciar o benefício – Além da padronização do processo e a facilidade de gerenciar todas as informações do VT em um único sistema, nossa plataforma também oferece excelentes funcionalidades para que a empresa possa ter mais previsibilidade em relação aos custos com o Vale-Transporte. Como exemplos práticos, podemos citar o extrato de uso do VT e também a consulta antecipada (ferramenta utilizada pelo time de recrutamento e seleção para saber qual será o gasto de Vale-Transporte do futuro colaborador).

Vantagens da roteirização de Vale-Transporte para os colaboradores

Evidentemente, para que um processo de roteirização de VT seja eficiente, não basta que ele ofereça vantagens, apenas, para o seu time de RH e para a sua empresa. É fundamental que ele também proporcione bons benefícios para todos os colaboradores que são usuários de Vale-Transporte. Neste sentido, podemos evidenciar os seguintes pontos:

Rotas mais eficientes – Como o próprio nome já diz, um dos principais objetivos da roteirização de Vale-Transporte é gerar uma rota mais eficiente para que os colaboradores possam se deslocar da sua casa até o trabalho e vice-versa. Na prática, essa eficiência pode se traduzir em um caminho mais rápido, acessível e com o melhor custo. Vale lembrar que em muitos casos, o colaborador já realiza a rota mais eficiente. Nestas situações, a rota é mantida e o que o colaborador ganha é informação, pois, caso haja alguma mudança no seu trajeto, como por exemplo, uma atualização de linha, ele terá acesso a informação com muito mais facilidade e conseguirá reduzir as chances de imprevistos.

Vale-Transporte sempre atualizado – Com uma plataforma de roteirização eficiente, o valor do benefício sempre estará atualizado e os colaboradores não correm o risco de terem que pegar dinheiro do próprio bolso para cobrir um eventual erro de cálculo. Essas falhas são muito comuns, sobretudo, em situações onde há alguma atualização de tarifa ou erros relacionados as possibilidades de integração no transporte público.

Mais autonomia com o próprio benefício – Por fim, uma das principais vantagens que impactam o dia a dia do colaborador é a possibilidade de ter mais autonomia sobre o seu Vale-Transporte. Com nosso App, por exemplo, os colaboradores conseguem solicitar o VT, atualizar o endereço da residência, validar a rota proposta e, tudo isso, sem a necessidade de interagir com o RH.

A roteirização de Vale-Transporte como vantagem competitiva

Todas as vantagens citadas acima, colaboram para a construção de um RH estratégico. Isso acontece, porque uma das principais características do futuro líder de Recursos Humanos é a capacidade de aproveitar as tecnologias disponíveis no mercado para transformar um RH tradicional em um time mais estratégico, que contribui não só com as metas do próprio departamento, mas, também com os objetivos da empresa inteira.

Neste sentido, a implementação de uma plataforma de roteirização de Vale-Transporte vai muito além de uma gestão que está relacionada a um único setor do negócio. Na verdade, se trata de uma solução que pode gerar uma vantagem competitiva importante em relação aos concorrentes que não utilizam uma ferramenta especializada. Essa vantagem, como já citamos anteriormente, pode se traduzir de diversas formas, no entanto, frequentemente, a que é considerada como a mais importante, de fato, é a que está ligada ao aspecto financeiro.

Pontos de atenção na hora de implementar a roteirização na sua empresa

Embora a roteirização de Vale-Transporte seja uma solução fundamental para uma boa gestão de RH, é necessário ficar atento a alguns pontos importantes na hora de escolher a empresa que irá implementar essa tecnologia no seu negócio.

Atendimento especializado – Busque uma empresa que ofereça um atendimento de qualidade. Assim, você contará com todo apoio necessário durante o processo de implantação e caso precise de ajuda com a utilização da ferramenta ou tenha alguma dúvida, terá uma equipe qualificada à sua disposição.

Cobertura nacional – Na hora de escolher o seu fornecedor, certifique-se de que ele possui uma ferramenta de roteirização com cobertura nacional. Afinal, você não gostaria de roteirizar apenas metade dos seus colaboradores porque a empresa que você contratou não cobre grande parte das regiões onde você possui locais de trabalho.

Outro ponto importante é o seguinte: Mesmo que você tenha apenas um único local de trabalho, lembre-se que a sua empresa pode expandir para outras regiões. Sendo assim, a atitude mais recomendável é já iniciar o processo com uma empresa que ofereça a roteirização em todas as regiões do Brasil. Desta forma, você não correrá o risco de ter que implementar uma nova ferramenta no futuro, apenas, por este motivo.

Tecnologia proprietária – Poucas pessoas se atentam a isso, porém, este é um fator importantíssimo: Pergunte para a empresa que você pretende contratar se o sistema de roteirização é uma tecnologia proprietária ou se eles utilizam uma ferramenta terceirizada.

Em um processo de roteirização, isso é fundamental, pois, a tecnologia proprietária garante mais estabilidade para o sistema. Além disso, você tem a certeza de que aquela solução, de fato, faz parte do core business da empresa com a qual você está negociando.

Se você se interessou pelo processo de roteirização de Vale-Transporte e gostaria de entender um pouco melhor como nós podemos ajudar a sua empresa, basta clicar neste link, preencher o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas

Deixe seu comentário