Início>Por que o RH é importante para o sucesso das empresas?

Por que o RH é importante para o sucesso das empresas?

Criado em: 24 de outubro de 2022Atualizado em: 24 de outubro de 2022Categorias: Recursos humanos6 min de leitura

Para atingir o sucesso no mundo dos negócios, são necessários muitos ingredientes. Porém, talvez nenhum seja tão importante quanto um bom time de RH.

Todas as organizações bem sucedidas ao redor do mundo sabem que uma boa equipe de Recursos Humanos é fundamental para montar e desenvolver uma estrutura de alta performance. Eles entendem, de forma muito clara, que o papel destes profissionais é primordial para construir uma cultura forte e motivada, capaz de atingir resultados acima da média.

Neste texto, falaremos sobre a importância do RH na estratégia empresarial e como o time de Recursos Humanos contribui com o sucesso do negócio.

RH Tradicional x RH Estratégico

Durante muito tempo, a área de Recursos Humanos, ou departamento pessoal, foi responsável por apenas uma coisa: cuidar dos assuntos burocráticos que envolviam a contratação, o pagamento e o desligamento dos colaboradores.

No entanto, ao longo do tempo, este cenário foi mudando e o RH se tornou uma peça-chave na organização como um todo. Isso aconteceu, basicamente, porque ele passou a ser mais estratégico e se consolidou como um vetor importante, capaz de impactar não apenas os colaboradores, mas, grande parte dos stakeholders da empresa.

Muitos aspectos, como por exemplo, a utilização de tecnologia, análise de dados e a visão 360º fizeram parte deste processo de mudança e gerou o que hoje chamamos de RH estratégico.

Estes, e muitos outros fatores, fizeram com que o mercado passasse a considerar, de fato, o RH como um elemento essencial para o sucesso das empresas. A seguir, mostraremos de forma prática, 04 motivos pelos quais a área de Recursos Humanos é importante para o secesso do seu negócio. Vamos lá!

01 – Atrai e desenvolve grandes talentos

Não importa se você é uma Startup que está começando agora ou se já possui um negócio consolidado, você precisa e sempre precisará de grandes talentos para crescer a sua empresa e mantê-la relevante no mercado.

Nesta perspectiva, o RH é fundamental para montar um fluxo completo, que vai desde uma estratégia de Employer branding, recrutamento e seleção, processos de onbording e integração até iniciativas de endomarketing e planos de benefícios atrativos para manter os melhores colaboradores atuando de forma engajada pelo maior tempo possível.

02 – Desenvolve a cultura da empresa

A cultura de uma empresa determina grande parte do impacto positivo que ela será capaz de causar no mundo e os profissionais de RH são essenciais neste processo. São eles os principais responsáveis por desenvolver, fortalecer e expandir a cultura na organização.

Além disso, eles também estimulam o desenvolvimento constante da equipe por meio de palestras, workshops e treinamentos e promovem a construção de um ambiente de trabalho mais criativo e produtivo. É justamente este trabalho constante, feito em parceria com todas as lideranças, que possibilita o fortalecimento da cultura e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Quando os colaboradores se sentem valorizados e reconhecem que fazem parte de um propósito, geralmente, eles apresentam mais comprometimento com os objetivos do negócio.

03 – Melhora o desempenho da equipe

No item acima, citamos rapidamente a importância do RH para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Agora, chegou a hora de nos aprofundarmos um pouco mais neste tópico.

Bom, grande parte dos profissionais que estão começando em um novo emprego possuem aquilo que chamamos de “lacunas de competências”. Ou seja, precisam de apoio para desenvolver determinadas competências e habilidades que são essenciais para o cumprimento das suas tarefas no dia a dia.

Neste cenário, a equipe de Recursos Humanos é fundamental para identificar quais são estes pontos de melhoria e elaborar trilhas de aprendizado e programas de formação para garantir que estes colaboradores estarão preparados para atingir o sucesso na organização.

Além das habilidades técnicas, conhecidas como “Hard Skills”, o RH também colabora para o desenvolvimento das habilidades comportamentais, as “Soft Skills”. Afinal, são elas que irão permitir que os profissionais avancem de forma mais assertiva na sua carreira e consigam superar os obstáculos que são comuns dentro de um ambiente de alta performance.

04 – Colabora com a transformação digital

Outra característica marcante do RH estratégico é que ele está inserido no processo de transformação digital da empresa. Todos nós sabemos que um novo modelo de trabalho ou uma nova ferramenta tecnológica nem sempre possui uma alta taxa de aceitação. Muitas vezes, as pessoas sentem uma sensação de insegurança ao encarar algo novo e isso pode dificultar o trabalho de transformação digital, ou até mesmo inviabilizá-lo.

No entanto, os benefícios da tecnologia são indiscutíveis. Ela oferece novas formas de comunicação, análise de dados e possibilita o aumento de eficiência para que a empresa possa estabelecer uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência e é justamente aí que entra o time de RH.

A área de Recursos Humanos pode utilizar plataformas de pesquisas internas e mecanismos de feedback para identificar novas necessidades e oportunidades dentro do ambiente corporativo. A partir daí, ela age como um agente facilitador para implementar o novo processo e colabora para realizar um processo de transição mais suave, afinal, toda mudança apresenta obstáculos desafiadores.

Esse cuidado é muito importante, pois transmitir a mensagem de forma clara é essencial para que os colaboradores entendam como a nova tecnologia funciona e como ela poderá ajudar na rotina de trabalho. A partir do momento que eles, de fato, compreendem isso, é muito provável que o nível de aceitação e engajamento suba bastante.

Atuação do RH na construção do sucesso empresarial

Depois de analisar estes quatro pontos acima, podemos concluir que o RH atua como um dos principais vetores de mudança e, seguramente, é um dos grandes pilares para o crescimento de uma empresa.

Ao assumir um papel importante na dinâmica de trabalho e estabelecer um ponto de conexão consistente entre a liderança e os colaboradores da empresa, a equipe de Recursos Humanos contribui para que o ambiente de trabalho se torne mais produtivo e tenha grandes possibilidades de crescimento. Eles não garantem, apenas, que organização tenha as melhores pessoas, mas, também garantem que elas possuem o ambiente e as ferramentas necessárias para alcançar as suas metas profissionais.

Em um mundo que anda cada vez mais rápido, é fundamental contar com a visão sensível e a colaboração constante destes profissionais. As empresas que mais crescem ao redor do mundo sabem disso e investem, de forma contínua, para que os profissionais de RH tenham mais espaço estratégico na organização e possam contribuir, de maneira exponencial, para que a visão e missão empresarial sejam cumpridas.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas

Deixe seu comentário