Início>9 ideias de benefícios para funcionários

9 ideias de benefícios para funcionários

Criado em: 5 de fevereiro de 2020Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Gestão7 min de leitura

Motivação e produtividade. Essas são duas palavras de ordem para que as empresas alcancem maiores resultados e se mantenham competitivas no mercado.

No entanto, tudo começa com um olhar estratégico para o ativo mais importante da organização: o capital humano. Afinal, são os colaboradores os principais responsáveis por alavancar os negócios e propiciar a lucratividade desejada pelos gestores.

Agora, imagine um ambiente de trabalho altamente desmotivado e estressante. Os colaboradores se sentem pouco engajados e acabam utilizando o espaço de trabalho para resolver questões individuais e não se importam com os objetivos e a missão da empresa.

Você não vai querer esse cenário de alto risco para seus negócios, não é mesmo? Então, a gestão de pessoas precisa investir em práticas contundentes para engajar de forma efetiva os recursos humanos. Um bom começo para isso é a escolha de um pacote de benefícios para funcionários atraente e que dê, à sua empresa, um status de confiabilidade perante eles.

Pensando nisso, criamos este post para mostrar 9 benefícios que serão um ótimo investimento. Acompanhe!

Como escolher o pacote de benefícios para funcionários?

Implantar um pacote de benefícios para funcionários requer atenção a alguns aspectos importantes, para que o investimento alcance os objetivos esperados e atue como fator para a manutenção da satisfação com o trabalho.

Para tanto, comece olhando para as necessidades dos seus colaboradores. Converse com eles, conheça suas expectativas pessoais e profissionais, escolaridade, estilo de vida, onde e com quem convivem, se sustentam suas famílias etc.

De posse desses dados, você tem como traçar os perfis de seus colaboradores e pode separá-los em grupos para incluir os benefícios mais adequados. Assim, determina vantagens que realmente serão úteis para cada tipo de colaborador.

Agora, vejamos algumas opções de benefícios para funcionários que serão bem-vindas e podem representar um excelente investimento para ambos os lados.

1. Auxílio-educação

Para quem tem filhos, o auxílio-educação é um benefício e tanto, já que representa uma grande economia nas despesas do lar.

No caso de pais com bebês de até 2 anos de idade, pode ser oferecido o auxílio-creche ― empresas de maior porte chegam a instalar um espaço dedicado aos pequenos e contratam profissionais para cuidar das crianças durante a jornada de trabalho dos pais.

Já para quem tem filhos em idade escolar, o auxílio-educação custeia parcial ou integralmente as mensalidades, às vezes, até o ensino médio.

2. Bolsas de estudo e capacitação profissional

Programas de educação continuada oferecem bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação para funcionários. Além disso, podem ser oferecidos cursos de capacitação profissional e treinamentos importantes para a atuação do colaborador ― um exemplo são as certificações diversas que fazem total diferença para a empresa e para o currículo do funcionário.

3. Convênios com locais de lazer

O bem-estar físico e mental é essencial para o desempenho do colaborador. Então, nada melhor que oferecer atividades esportivas e de lazer. Um exemplo são os convênios com academias ou o oferecimento de espaços para atividades físicas na própria empresa. Algumas organizações vão mais além e fazem parcerias com clubes, hotéis e resorts para o colaborador visitar com sua família e desfrutar de bons momentos, principalmente em férias ou feriados.

4. Horários flexíveis

Horários flexíveis estão em alta hoje em dia, especialmente porque os colaboradores desejam ter mais qualidade de vida e não ficar presos ao famoso horário comercial. Assim sendo, há diferentes formas de fazer isso.

Além de permitir que o colaborador arranje sua jornada de trabalho da melhor forma, o home office também é uma boa saída. Ainda, o “trabalho sob demanda” troca o horário formal por metas a cumprir. Então, quanto antes as tarefas forem entregues, mais rápido o colaborador fica livre.

5. Plano de saúde

Planos de saúde sofisticados fazem total diferença, principalmente para quem tem dependentes. Alguns planos de saúde são considerados “premium” e incluem serviços de excelência nos melhores hospitais e ambulatórios. Também podem ser acrescidos plano odontológico, seguro de vida e até auxílio-funeral.

6. Premiações e brindes

As premiações e brindes têm duas funções importantes: reconhecer o desempenho do colaborador e aproximá-lo ainda mais da organização. Além dos comissionamentos pelas metas atingidas, eventos especiais em datas comemorativas são uma ótima forma de reconhecimento e podem ter, por exemplo, a distribuição de brindes (que podem ser levados para casa e compartilhados com a família).

Em ambos os casos, a oferta vai da sua criatividade: gratificações em dinheiro, viagens, jantares, eletrodomésticos, computadores e até carros podem estar no pacote.

7. Previdência privada

A previdência privada, complementar ao recolhimento do INSS, é outro benefício importante. Nesses casos, os colaboradores que aderem a ela costumam pagar uma fração e a empresa arca com o restante. Existem diferentes planos no mercado, e você pode escolher a seguradora que mais se encaixe em seu perfil.

8. Transporte acessível

O vale-transporte é um benefício obrigatório, mesmo assim pode se tornar algo bastante atrativo ao ser associado a outros modais, como serviço de fretados e vale-combustível. Como o benefício de transporte está entre os mais onerosos para as empresas, existe a preocupação de gerar economia.

Ao oferecer o vale-transporte, é possível contar com sistemas que calculam as melhores rotas para haver economia com transporte coletivo, por exemplo, ou que realizam uma gestão de saldos que aponta se o benefício está sendo realmente utilizado.

Já para empresas distantes dos centros urbanos ou para funcionários de outras cidades, arcar com os custos dos fretados ou alugar ônibus e vans também é atrativo. Por fim, oferecer um carro para funcionários que se deslocam muito e ter um vale-combustível também elimina custos para o trabalhador.

9. Vale-refeição e vale-alimentação

Restaurantes na empresa ou cartões de vale-refeição e de vale-alimentação são bastante atraentes. Como as despesas com alimentos ocupam um espaço considerável no orçamento de qualquer indivíduo e de sua família, esse benefício é um dos mais requisitados pelos trabalhadores.

Para isso, há diversos tipos de gestão que representam um excelente custo-benefício. Além dos valores em dinheiro, obter parcerias com estabelecimentos próximos à empresa para descontos dos colaboradores também é um diferencial bem interessante.

Por que contar com uma empresa especialista em gestão de vale-transporte?

Como você viu, há um enorme leque de opções de benefícios para funcionários. Para implantar a melhor gestão, não hesite em contar com os serviços de uma empresa especialista. Como exemplo, gostaríamos de falar da Sat ― Gestão do Transporte do Colaborador.

Nossos serviços contam com apps, sistemas on-line e o mais completo banco de dados de linhas de transporte público de todo o país, que auxiliam em soluções para ambos os lados, colaboradores e empresas.

Na sequência, confira como podemos ajudar na gestão de vale-transporte de sua empresa:

  • roteirização de vale-transporte: verifica quanto foi pago para cada colaborador, a fim de evitar gastos excessivos;
  • recrutamento e seleção: averigua os gastos com VT dos candidatos previamente à contratação;
  • plataforma de serviços: reúne todas as informações sobre a gestão de transportes no mesmo ambiente digital;
  • gestão de saldos: controla valores excedentes nos cartões de transporte;
  • multi rotas: faz o controle de gastos trecho a trecho de colaboradores que usam o transporte público várias vezes no dia a serviço da empresa;
  • gestão de fretados: sugere os melhores caminhos em fretados para os colaboradores e encontra pontos de conexão com o transporte público para deixar o trajeto mais ágil e barato.

Depois de ficar por dentro de todos esses benefícios para funcionários e as soluções da Sat para o transporte nas empresas, não vá embora sem acessar nosso site e conhecer em detalhes como realizar essa parceria. Aguardamos sua visita!

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas

4 Comentários

  1. […] médio dos benefícios complementares […]

  2. […] das gerações Y (Millenials) e Z ao mercado, a flexibilidade no trabalho tornou-se um dos benefícios mais importantes, para não dizer uma exigência desses profissionais. Com a era digital, os […]

  3. […] segundo a lei. No entanto, o trabalho da Gestão de Pessoas não acaba após o fornecimento do benefício. É preciso ter atenção a casos de uso indevido do vale-transporte por parte dos […]

  4. […] os casos em que o desconto é permitido por lei e os fatores que justificam concedê-lo para os empregados. […]

Os comentários estão desativados