Início>Quais as vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas? Confira 6!

Quais as vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas? Confira 6!

Criado em: 28 de novembro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos6 min de leitura

Sempre ouvimos que a estagnação pode ser um perigo para qualquer profissional. Considerando uma sociedade que está em constante movimento e transformação, essa afirmação é ainda mais certeira, o que torna fundamental o treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas.

Ao contrário do que muitos pensam, buscar meios de atualização não é tarefa apenas do profissional. As organizações, por intermédio do setor de Recursos Humanos, podem desempenhar um papel central nesse processo.

Neste texto, veja quais são os benefícios do investimento em T&D para os resultados da corporação!

Como funcionam as estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Iniciativas de treinamento e desenvolvimento são implementadas pelas organizações a partir da análise das necessidades de uma equipe em específico ou de todos os colaboradores. É importante pontuar que existem diferenças nos conceitos de treinamento e desenvolvimento, por mais que a associação dos dois termos seja comum. Você sabe quais são essas particularidades?

O treinamento costuma ser pontual para atualizar ou capacitar profissionais em uma área específica. Pode, por exemplo, ser realizado em apenas uma tarde ou por meio de alguns vídeos para mostrar a maneira de operar um novo sistema ou abordar um comportamento que deve ser adotado por todos.

Enquanto isso, as estratégias de desenvolvimento são mais elaboradas e costumam demandar mais tempo. Como o próprio nome já diz, o desenvolvimento de pessoas não ocorre de um dia para o outro. Em vez disso, é um processo.

Iniciativas de desenvolvimento podem englobar cursos presenciais ou a distância, trilhas de aprendizagem e outras metodologias que façam com que os profissionais da empresa criem uma cultura de aprendizagem constante.

Seja qual for o método adotado, é importante que o perfil dos colaboradores seja considerado, que o conteúdo tenha uma linguagem acessível e que tenha um objetivo bem traçado. Afinal, será preciso mensurar o retorno desse investimento depois, certo?

Em geral, o T&D é uma iniciativa do setor de Recursos Humanos que trabalha com os gestores para identificar lacunas de conhecimento e áreas que, se forem melhor desenvolvidas, podem potencializar os resultados da produção.

Quais são os benefícios de investir em T&D?

Aliados, os métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas podem trazer resultados incríveis para uma organização. Veja abaixo 6 benefícios que sua empresa pode experimentar.

1. Redução do turnover

Entre os causadores da rotatividade em uma organização, podemos citar a sensação que alguns profissionais têm de que não são devidamente valorizados. O investimento em T&D vai de encontro a esse problema, com a empresa oferecendo aos colaboradores oportunidades de capacitação e crescimento de carreira.

A falta de engajamento, tanto com a marca empregadora quanto com a equipe, também gera o turnover. Novamente, capacitar os colaboradores pode transformar esse cenário, fazendo com que eles se sintam mais aptos a atuar de forma dinâmica e inovadora na corporação.

2. Melhora do clima organizacional

Uma estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ter diversos enfoques. Um deles é o de desenvolver soft skills nos profissionais.

As capacidades socioemocionais são cada vez mais requisitadas no ambiente empresarial. Por isso mesmo, elas têm se tornado temas frequentes de treinamentos. São abordados assuntos como empatia, comunicação interpessoal, respeito mútuo, proatividade e inteligência emocional.

O resultado de investir em cursos com essas temáticas é a construção de um ambiente muito mais saudável, juntamente com uma cultura de valores sólidos.

3. Aumento da produtividade

Some a motivação dos colaboradores à capacitação deles em suas áreas de atuação. Qual é o resultado que você imagina? A resposta não pode ser diferente do que mais produtividade. E não estamos falando apenas de quantidade, mas também de qualidade na entrega dos trabalhos.

A empresa que entende esse benefício percebe que o treinamento e desenvolvimento de pessoas não é um gasto, mas sim um investimento de longo prazo para a corporação.

4. Integração de equipes

Atuar em um time de talentos não se trata de uma competição. Porém, essa mentalidade infelizmente ainda é comum em muitos ambientes corporativos. A falta de união da equipe traz fragilidade para os projetos conduzidos por ela.

O que falta para muitos colaboradores se perceberem como parceiros é um amadurecimento profissional, que vem com experiências de aprendizado proporcionadas por iniciativas de desenvolvimento. A versatilidade dos temas a serem trabalhados em T&D permite aos gestores explorarem questões sensíveis na equipe, como a falta de integração.

5. Formação de líderes

Uma das principais características dos melhores líderes é a sensibilidade para a necessidade de formar outros líderes. Identificar talentos com potencial de liderança e trabalhar no desenvolvimento deles é a chave para que uma empresa consiga continuar competitiva no mercado ao longo dos anos.

Profissionais que crescem dentro de uma corporação e assumem espaços de liderança têm uma visão muito mais ampla do negócio e conseguem, assim, atuar de maneira inovadora. A cultura de formação de líderes precisa ser embasada por estratégias sólidas de desenvolvimento, como cursos e mentorias que explorem tanto habilidades técnicas quanto competências socioemocionais nos talentos.

6. Melhora da imagem da empresa

Sua empresa tem sentido os desafios de recrutar profissionais que realmente agreguem valor ao quadro de funcionários? Isso é cada vez mais comum, já que o mercado está competitivo e as novas gerações são exigentes quantos aos benefícios que buscam.

É fundamental tornar a marca empregadora mais atrativa ao perfil de profissionais desejado. Um dos fatores que têm atraído os olhares dos jovens talentos é a oportunidade de desenvolvimento oferecida pela organização. Sendo assim, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas traz também o benefício de tornar a empresa uma marca forte frente aos melhores profissionais do mercado.

As contratações, sendo mais acertadas para os perfis desejados, vão formar equipes muitos mais integradas e motivadas a trabalhar pelos objetivos da corporação. Esse ciclo será responsável por impulsionar o negócio e mantê-lo competitivo.

Sua empresa já aposta no treinamento e desenvolvimento de pessoas como uma estratégia de crescimento? Esperamos que, a partir deste conteúdo, você perceba o potencial de investir em uma cultura de aprendizado na sua organização.

Que tal compartilhar este artigo com outras pessoas em suas redes sociais? Temos certeza de que esse material pode ser útil a muitos profissionais.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas