Início>5 dicas incríveis para garantir a retenção de talentos na empresa!

5 dicas incríveis para garantir a retenção de talentos na empresa!

Criado em: 28 de outubro de 2019Atualizado em: 31 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal, Gestão, Recursos humanos3 min de leitura

A retenção de talentos é uma prioridade em sua empresa? Se não é, essa é uma boa hora de reavaliar as estratégias da gestão de pessoas. Afinal, evitar a rotatividade é garantir mais estabilidade nas finanças e mais produtividade nas equipes.

Em vez de esperar que um alto índice de turnover exija medidas emergenciais, é muito melhor investir em estratégias sólidas e de longo prazo. Elas podem garantir a manutenção de profissionais satisfeitos e motivados contribuindo para a organização.

Quer entender quais medidas sua empresa pode adotar para reter talentos? Continue a leitura e confira as 5 iniciativas!

1. Oferecer remuneração adequada

Pode parecer clichê, mas a remuneração é um dos principais fatores que influenciam na permanência de profissionais em uma empresa.

Garantir um salário compatível com as funções exercidas e com o mercado não é uma cortesia, mas, sim, uma obrigação da empresa. Além disso, uma remuneração adequada mostra o quanto a corporação valoriza o trabalho que está sendo feito pelos profissionais.

2. Investir em benefícios

Benefícios corporativos agregam ainda mais valor à remuneração oferecida aos colaboradores. Eles proporcionam maior qualidade de vida para o profissional e sua família, aumentando o bem-estar e equilibrando a renda.

No entanto, é fundamental lembrar que existem benefícios obrigatórios em lei, como vale-transporte e 13º salário. Cumprir com essas normas é o primeiro passo para manter uma boa relação entre a marca empregadora e os funcionários.

3. Garantir segurança profissional

A instabilidade, certamente, pode se tornar uma inimiga da retenção de talentos. Quando profissionais não conseguem enxergar perspectivas de futuro no emprego, sentem-se desmotivados e podem ir em busca de outras oportunidades.

Lidar com isso é possível ao oferecer planos de carreira, além de incentivar feedbacks constantes por parte da gestão, fazendo com que cada colaborador entenda como seu desempenho tem sido visto.

4. Proporcionar um ambiente saudável

Muitas organizações não conseguem reter talentos porque o ambiente corporativo é pesado e tem impactos negativos tanto na produtividade, quanto na saúde física e psicológica dos funcionários.

Para fomentar um ambiente mais saudável, é possível observar fatores como:

  • a qualidade das relações interpessoais, incentivando o respeito e a empatia;
  • a postura dos líderes em relação aos profissionais, garantindo que não haja sobrecargas e abusos de poder;
  • o cumprimento de normas de ergonomia, proporcionando um espaço fisicamente apropriado;
  • a comunicação dentro da empresa, que precisa ser transparente e propositiva.

5. Apostar em desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma grande ferramenta de motivação e engajamento — e que garante a retenção de talentos na empresa.

Quando a organização oferece cursos e treinamentos aos seus colaboradores, ela mostra interessada na capacitação do profissional, dando uma perspectiva de crescimento. Além de se sentirem valorizados, os funcionários têm melhor desempenho, tanto por conta da motivação, quanto pelo conhecimento adquirido.

Essas são as principais dicas para que a retenção de talentos seja uma realidade em sua organização. Diminuir a rotatividade é garantir que a imagem da sua empresa será fortalecida e que os objetivos internos serão alcançados por profissionais satisfeitos e motivados.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais e descubra o que elas pensam sobre essas estratégias.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas