Início>Aprenda a criar os melhores programas de incentivo para sua empresa

Aprenda a criar os melhores programas de incentivo para sua empresa

Criado em: 28 de janeiro de 2020Atualizado em: 16 de maio de 2022Categorias: Desenvolvimento pessoal3 min de leitura

Nos últimos anos, o sistema de programa de incentivo tem se destacado como uma importante ferramenta para engajar funcionários e colaboradores de uma empresa, independente do segmento de atuação. Mas você sabe como essa estratégia funciona na prática e de que forma pode ser adaptada para a realidade do seu negócio?

Neste post, vamos apresentar as principais informações sobre o assunto, explicando como você pode criar bons programas de incentivo na sua empresa. Confira e inspire-se!

Quais são os benefícios do programa de incentivo?

O investimento em um bom programa de incentivo influencia diretamente na produtividade dos colaboradores. Além de contribuir para a melhoria do clima organizacional como um todo, esse tipo de estratégia ajuda na retenção e atração de novos talentos para o seu negócio.

É importante ter sempre em mente que um colaborador que se sinta valorizado produz de forma mais eficiente e se engaja com os valores e metas da empresa. E isso é fundamental para o desempenho a curto, médio e longo prazo.

Como criar um programa atrativo?

Ao chegar até aqui você já sabe sobre a importância e as vantagens de investir em um programa de incentivo. Mas afinal, como é possível criar uma estratégia que seja realmente eficiente e se adapte as demandas e a realidade do seu negócio? A seguir listamos algumas dicas que podem te ajudar.

Conheça os seus colaboradores

O primeiro passo para criar um bom programa de incentivo é conhecer o perfil dos seus colaboradores. Você pode fazer pesquisas específicas e observar as preferências pessoais e profissionais para identificar prêmios e bonificações que sejam realmente atrativos.

Busque benefícios criativos

Por que fazer mais do mesmo se você pode pensar fora da caixa e oferecer benefícios relevantes e criativos? Existem muitas formas de motivar os seus colaboradores sem que, para isso, seja necessário investir alto em brindes e soluções padronizadas.

Estimule a capacitação

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma boa maneira de incentivar os seus colaboradores é por meio de bolsas de estudo, treinamentos e cursos de capacitação. Assim, além de motivar a sua equipe, você ainda os mantêm sempre atualizados.

Mantenha os benefícios em dia

De nada adianta contar com um programa incrível de incentivo se você não consegue manter os benefícios trabalhistas mais básicos em dia. Por isso, lembre-se de cumprir com o eficiência o básico antes de investir em estratégias adicionais.

Qual é o tripé do programa de incentivo?

Antes de criar um programa de incentivo, você precisa saber que ele deve ser sustentado por três pilares básicos: motivação, reconhecimento e recompensa. É essencial conhecer cada um deles para trabalhar em uma boa estratégia.

Motivação

Um bom programa de incentivo precisa trabalhar diretamente na motivação dos seus colaboradores. É preciso que os benefícios oferecidos funcionem como um canal para atrair talentos e manter o alto desempenho das suas equipes de trabalho.

Reconhecimento

O reconhecimento está relacionado com a valorização dos seus colaboradores. O programa de incentivo precisa ser capaz de mostrar que a empresa reconhece e premia os esforços realizados por eles.

Recompensa

Por último, o pilar da recompensa mostra de que forma a empresa retribui a dedicação e desempenho dos seus colaboradores. É possível oferecer uma gratificação de acordo o mérito e nível de atividade de cada funcionário.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, o programa de incentivo tem um enorme potencial para destacar a sua empresa no mercado. Mas é preciso planejamento e organização para que esse tipo de estratégia funcione de forma adequada e gere resultados realmente positivos.

Agora que você já sabe as principais dicas para criar um bom programa de incentivo, confira o nosso próximo post e descubra por que é importante realizar treinamentos na sua empresa.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas