Início>Indicadores de desempenho organizacional: por que acompanhá-los?

Indicadores de desempenho organizacional: por que acompanhá-los?

Criado em: 17 de setembro de 2020Atualizado em: 27 de maio de 2022Categorias: Gestão6 min de leitura

Você já parou para pensar que nenhum negócio de sucesso é conduzido às cegas? Uma gestão eficiente sempre vai contar com dados concretos para nortear decisões ao longo do crescimento empresarial. Os indicadores de desempenho estão entre as ferramentas mais usadas para orientar nesse processo.

Neste texto, queremos ressaltar a importância desse recurso e mostrar por que você precisa acompanhar indicadores em sua organização. Mas, também vamos pontuar algumas das métricas mais importantes para orientar a gestão de pessoas, além das principais formas de observar esses dados. Por isso, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também chamados de indicadores de performance ou Key Performance Indicators (KPIs), são ferramentas de análise usadas para mensurar a eficiência de processos e iniciativas da gestão empresarial.

Sendo assim, é comum citar os KPIs como métricas, mas, na verdade, eles são considerados ainda mais importantes que elas, já que são estabelecidos com máxima estratégia. Indicadores são as métricas que realmente têm o poder de mostrar se as ações de um setor ou da empresa estão no caminho certo ou não. Ou seja, eles têm relevância para a tomada de decisões e criação de planos de ação.

Trazendo para o contexto do RH e Departamento Pessoal, alguns indicadores devem ser constantemente acompanhados, como:

  • custo médio por colaborador;
  • taxa de turnover (rotatividade de funcionários);
  • índice de absenteísmo (ausências);
  • retorno sobre investimento (ROI) em treinamentos;
  • nível de satisfação de funcionários (Employee Net Promoter Score);
  • tempo médio de recrutamento;
  • índice de reclamações trabalhistas;
  • taxa de produtividade.

Por que acompanhar indicadores?

Mais do que entender o que são indicadores de desempenho e quais são os principais para a gestão de pessoas, é fundamental ter uma visão clara da importância de acompanhá-los. Separamos algumas razões para estabelecer e observar essas métricas estratégicas. Confira a seguir.

Entender a eficiência dos processos

A rotina do DP e do RH é atravessada por vários afazeres que precisam ser constantemente mapeados e analisados. Afinal, é necessário buscar a máxima eficiência nas ações, com a finalidade de economizar tempo, capital humano e recursos financeiros.

Mas como fazer essa análise e entender se o que foi definido no planejamento inicial está dando bons resultados? A resposta está no uso dos indicadores de performance, que também devem ser traçados junto aos objetivos.

Evitar e corrigir erros

Outra função dos KPIs é ajudar na identificação de lacunas produtivas ou gargalos financeiros que estão gerando desperdício e performances aquém do esperado. Pode ser o desfalque em equipes por conta de absenteísmo ou tarefas feitas com alto índice de erros que poderiam ser automatizadas.

Quando os indicadores apontam problemas — ou seja, taxas insatisfatórias ou em decréscimo —, eles se tornam o alerta que a gestão precisa para encontrar erros e corrigi-los, conseguindo aprimorar o trabalho realizado.

Apresentar soluções embasadas

Uma das características do chamado RH estratégico é a atuação dele junto ao executivo. Se antes esse setor focava mais em burocracias, agora influencia melhorias na empresa. No entanto, para isso acontecer, é fundamental conseguir apresentar soluções promissoras para implementação no ambiente corporativo.

Essas propostas precisam ser, acima de tudo, embasadas em dados concretos que mostrem o potencial das ações. Os indicadores servem tanto como informações sólidas de iniciativas que já deram certo quanto como demonstração de possibilidades de avanço por meio de projeções.

Tomar melhores decisões

Podemos dizer que uma das principais vantagens finais de observar indicadores é conseguir tomar melhores decisões. A gestão de um setor ou de uma organização se vê constantemente em frente a escolhas que podem determinar o crescimento ou a estagnação do negócio.

Fazer essas escolhas não pode ser algo intuitivo e os KPIs passam a ser aliados na hora de fazer ou não um investimento, aumentar o time, adotar uma nova tecnologia ou implementar um programa de desenvolvimento de pessoas. Não só esses como muitos outros processos decisórios podem ser orientados por dados concretos fornecidos pelas métricas.

Elaborar novas metas

Mais uma função do acompanhamento de indicadores de desempenho organizacionais é conseguir traçar novas metas a partir dos resultados observados.

Se os números não estão muito animadores, a gestão pode estipular novos objetivos e criar metas claras para alcançá-los, elaborando, junto a isso, KPIs para acompanhar o progresso. Em casos de índices positivos, é possível não apenas seguir com a iniciativa, mas propor um plano ainda mais arrojado para alcançar uma alta performance.

Como fazer uma boa observação de KPIs?

Ainda em dúvida sobre como indicadores de performance podem ser observados da forma correta? Podemos ajudar sugerindo algumas boas práticas da implementação e acompanhamento de KPIs. Veja só.

Escolha os indicadores certos

Para começar, é fundamental definir os KPIs que serão realmente relevantes para a tomada de decisões estratégica. É interessante focar em poucos indicadores em vez de tentar dar conta de inúmeras métricas e acabar perdendo o foco. A eficiência é sempre mais valiosa que a quantidade.

Tenha ferramentas eficientes

A tecnologia é a principal parceira da gestão na hora de definir metas e mensurar resultados. Atualmente, sistemas de gestão proporcionam o acesso a dados importantes que são usados para calcular os indicadores. Muitas plataformas, inclusive, já oferecem aos profissionais essas informações organizadas e prontas para análise.

Defina periodicidade

A relevância dos KPIs também está na constância de acompanhamento. Se os indicadores forem “abandonados” a gestão dificilmente vai conseguir identificar problemas antes que eles tenham um impacto significativo. Da mesma maneira, a equipe não poderá ver oportunidades de crescimento e se não estiver observando de perto as variações nos índices.

Como você viu, os indicadores de desempenho têm um papel central no planejamento organizacional e na elaboração de estratégias. Eles são ferramentas preciosas para quem deseja liderar a gestão de pessoas com mais eficiência e otimização dos processos. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a identificar as principais funções dos KPIs.

O profissional de Recursos Humanos precisa se amparar nas melhores práticas da área e ficar por dentro das principais tendências do setor. Confira nosso manual completo para quem atua na área e descubra como potencializar as iniciativas da sua gestão.

Compartilhe este artigo!

Postagens relacionadas